Caxumba: O que é? Pode matar? Com prevenir? Posso pegar 2 vezes?

Caxumba
Saúde

Ao longo da vida é comum que nós tenhamos algumas doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Mas nem sempre imaginamos que seus efeitos poderão ser graves e às vezes, há casos que podem ser duradouros. Por isso, que conhecer melhor as doenças pode ser uma ótima maneira de preveni-la e se for o caso, saber o melhor tratamento. Assim, hoje eu elaborei esse artigo para falar um pouco sobre a caxumba.

Se você tem alguma dúvida sobre a caxumba, esse artigo é para você. Continue lendo e confira tudo sobre ela a seguir!

Caxumba: O que é?

Também conhecida por papeira ou parotidite, a caxumba é uma doença caracterizada pelo inchaço das glândulas parótidas umas das maiores glândulas salivares. Dessa forma,  resulta em um grande inchaço acompanhado de edema nas laterais do pescoço, muitas vezes com o paciente apresentando também febre muito alta.

A transmissão da caxumba se dá pelo vírus Paramyxovirus, o que resulta em uma transmissão geralmente respiratória. Isso exige que a pessoa que apresente os sintomas da caxumba seja submetida a diagnóstico clínico e em alguns casos específicos exames laboratoriais e quando comprovado a caxumba a pessoa seja submetida a isolamento de outras pessoas para que não ocorra surto da doença.

Como prevenir caxumba?

A melhor maneira de se prevenir a caxumba sempre será a vacina, normalmente disponibilizada logo aos 12 a 15 meses de vida. Contudo, pode ser feita por aqueles que não foram imunizados quando criança em qualquer momento da vida, sendo aplicadas em jovens de até 19 anos as duas doses de uma só vez, e adultos com idade entre 19 anos e 49 anos uma única dose.

Além disso, caso a pessoa seja infectada é necessário que esta fique longe do trabalho e da escola por ao menos 9 dias, para que assim não ocorra a transmissão a outras pessoas.

Também é necessário desinfetar dos objetos pessoais da pessoa que contraiu a caxumba, como toalhas que tiveram contato com a secreção do nariz, da boca ou da garganta.

Em alguns casos é recomendada a vacina de bloqueio para pessoas que tiveram contato direto com alguém infectado.

Pode matar?

Ainda que a caxumba possa trazer várias complicações ao paciente, algumas inclusive mais graves, o índice de óbito ou mesmo de complicações da doença são baixíssimos e, portanto, não pode ser considerada uma doença maligna e que mata, ela é uma doença que fica no organismo por um prazo limitado de tempo.

Entre as complicações mais comum e popular da caxumba está a orquite, caracterizada pelo inchaço e dor aguda nos testículos de homens adultos onde pode até resultar em uma esterilidade se não tratado, e ooforite em mulheres adultas, caracterizada pelo inchaço do ovário podendo também causar a esterilidade.

Caxumba pode repetir?

Ainda que não seja comum as pessoas que já contraíram a caxumba tê-la novamente, é possível que isso aconteça.

Pessoas que possuem o sistema imunológico muito fraco são propensas a contrair a doença novamente, pois os anticorpos não funcionam nessa situação, ocasionando o quadro novamente.

Tem vacina?

Sim, a melhor maneira de se prevenir da doença é vacinando, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e informe-se sobre a vacina tetra viral, a mais indicada para o caso.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!

0 Compart.
Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cloreto de magnesio
Saúde
Cloreto de magnésio: Saiba todos os benefícios e vantagens que esse mineral pode oferecer!

O cloreto de magnésio é um importante mineral essencial para a vida do ser humano, pois é ele que auxilia o corpo para realizar várias funções, por isso ter boas quantidades desse mineral no corpo é fundamental, e se você deseja saber mais sobre ele e o seu funcionamento, esse …

medicina natural
Saúde
Medicina natural: Entenda o que é e tire todas as suas dúvidas sobre o Dr. Lair Ribeiro, adepto à essa metodologia!

Cuidar da saúde é fundamental para que seja possível ter uma boa qualidade de vida, mas nem sempre esses cuidados precisam ser feitos de forma convencional, e é por isso que a medicina natural está fazendo tanto sucesso. Mas você sabe como funciona esse procedimento? Sabe se é seguro e …

digestao saudavel
Saúde
Não compre Digestão Saudável antes de ler este artigo!

Por que sugerimos que você não compre o Digestão Saudável antes de ler este artigo? Pois vamos esclarecer algumas dúvidas, que precisam ser colocadas em pauta, por aqui. Saiba onde o seu problema começa Quem sofre de indigestão, geralmente começou com queimações e azias logo depois de comer alguma coisa …