Caxumba: O que é? Pode matar? Com prevenir? Posso pegar 2 vezes?

Caxumba
Saúde

Ao longo da vida é comum que nós tenhamos algumas doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Mas nem sempre imaginamos que seus efeitos poderão ser graves e às vezes, há casos que podem ser duradouros. Por isso, que conhecer melhor as doenças pode ser uma ótima maneira de preveni-la e se for o caso, saber o melhor tratamento. Assim, hoje eu elaborei esse artigo para falar um pouco sobre a caxumba.

Se você tem alguma dúvida sobre a caxumba, esse artigo é para você. Continue lendo e confira tudo sobre ela a seguir!

Caxumba: O que é?

Também conhecida por papeira ou parotidite, a caxumba é uma doença caracterizada pelo inchaço das glândulas parótidas umas das maiores glândulas salivares. Dessa forma,  resulta em um grande inchaço acompanhado de edema nas laterais do pescoço, muitas vezes com o paciente apresentando também febre muito alta.

A transmissão da caxumba se dá pelo vírus Paramyxovirus, o que resulta em uma transmissão geralmente respiratória. Isso exige que a pessoa que apresente os sintomas da caxumba seja submetida a diagnóstico clínico e em alguns casos específicos exames laboratoriais e quando comprovado a caxumba a pessoa seja submetida a isolamento de outras pessoas para que não ocorra surto da doença.

Como prevenir caxumba?

A melhor maneira de se prevenir a caxumba sempre será a vacina, normalmente disponibilizada logo aos 12 a 15 meses de vida. Contudo, pode ser feita por aqueles que não foram imunizados quando criança em qualquer momento da vida, sendo aplicadas em jovens de até 19 anos as duas doses de uma só vez, e adultos com idade entre 19 anos e 49 anos uma única dose.

Além disso, caso a pessoa seja infectada é necessário que esta fique longe do trabalho e da escola por ao menos 9 dias, para que assim não ocorra a transmissão a outras pessoas.

Também é necessário desinfetar dos objetos pessoais da pessoa que contraiu a caxumba, como toalhas que tiveram contato com a secreção do nariz, da boca ou da garganta.

Em alguns casos é recomendada a vacina de bloqueio para pessoas que tiveram contato direto com alguém infectado.

Pode matar?

Ainda que a caxumba possa trazer várias complicações ao paciente, algumas inclusive mais graves, o índice de óbito ou mesmo de complicações da doença são baixíssimos e, portanto, não pode ser considerada uma doença maligna e que mata, ela é uma doença que fica no organismo por um prazo limitado de tempo.

Entre as complicações mais comum e popular da caxumba está a orquite, caracterizada pelo inchaço e dor aguda nos testículos de homens adultos onde pode até resultar em uma esterilidade se não tratado, e ooforite em mulheres adultas, caracterizada pelo inchaço do ovário podendo também causar a esterilidade.

Caxumba pode repetir?

Ainda que não seja comum as pessoas que já contraíram a caxumba tê-la novamente, é possível que isso aconteça.

Pessoas que possuem o sistema imunológico muito fraco são propensas a contrair a doença novamente, pois os anticorpos não funcionam nessa situação, ocasionando o quadro novamente.

Tem vacina?

Sim, a melhor maneira de se prevenir da doença é vacinando, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e informe-se sobre a vacina tetra viral, a mais indicada para o caso.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plano de emagrecimento
Saúde
Como montar um plano de emagrecimento: o que comer, qual a duração, acompanhamento médico e mais!

Para quem está em busca de emagrecer com saúde, um plano de emagrecimento pode ser muito útil, pois com ele você consegue controlar o que você come, as informações nutricionais e os benefícios que cada alimento traz ao seu corpo. Hoje vamos ensinar como fazer um plano de emagrecimento que …

transtorno compulsivo
Saúde
TOC: Causas, tipos, tratamentos, Saiba tudo sobre essa doença!

O TOC é um transtorno muito comum entre pessoas de várias idades, sendo que ele é caracterizado como crônico e duradouro, e se não for tratado corretamente poderá levar graves prejuízos a quem o possui. Se você deseja entender melhor o que ele é e quais são os tratamentos para …

queloide
Saúde
Queloide: Existe cura? Remédio? Contamos para você as maneiras de tratar esse problema!

A queloide é o crescimento anormal, porém benigno, de um tecido cicatricial normalmente causado devido à maior produção de colágeno no local onde houve a lesão na pele. No entanto, embora seja benigno, muitas pessoas se sentem incomodadas com essa marca e por isso ficam em busca de como dar …