Período Fértil: Aprenda como calcular o seu!

  • High Street Hospitality
  • Category : Saúde
período fértil saiba como calcular
Saúde

Com o passar dos anos e a correria do cotidiano as mulheres estão deixando para mais tarde a maternidade, entretanto diferente dos homens as mulheres têm um prazo para ser mães. Conforme a ciência a melhor idade para a mulher realizar esse desejo é entre os 20 e os 30 anos, em razão dos óvulos estar em maior número e melhor qualidade.

A partir dos 30 anos a fertilidade começa a diminuir, aos 35 anos aumentam os riscos de aborto e má formações, no entanto é nessa fase que a mulher tem estabilidade e é quando começa a preocupação em ser mãe. Por isso, mulheres que desejam engravidar, em qualquer idade, devem saber qual o seu período fértil. E se você não sabe como calcular continue lendo que vamos contar tudo!

O que é Período Fértil?

Sabendo do desejo de constituir uma família, a mulher deve consultar com profissionais da saúde, e após exames de rotina confirmando que está tudo bem, aprender a calcular o período fértil que ocorre entre o décimo e o décimo sexto dia, depois da menstruação descer. Muitas vezes é difícil para o profissional apontar a data exata, visto que a maioria das mulheres não possuem ciclos regulares.

Para quem planeja engravidar o ideal é ter relações sexuais durante esse tempo, pois o período fértil feminino dura entre 12h a 24h, e a vida dos espermatozoides dura entre 3 a 7 dias no corpo feminino.

Quais os sintomas?

Para as mulheres que têm o ciclo menstrual irregular ou que planejam engravidar, o ideal é ficar atenta aos sinais que o corpo transmite durante o período fértil que pode variar para cada corpo, no entanto toda mulher em idade reprodutiva vai perceber algum desses sintomas.

O primeiro sintoma é a alteração no muco vaginal, chamado de muco fértil, possui a aparência de clara de ovo, e serve para os espermatozoides ter mobilidade em direção ao útero e às trompas.

A temperatura corporal da mulher se eleva cerca de 0,5ºC.  Aumenta a libido da mulher, ou seja, ela tem mais vontade de ter relações sexuais. Com todas essas mudanças hormonais a mulher também fica mais sensível e pode sentir cólicas fracas.

Existem testes de farmácia que conseguem detectar o período fértil, são os testes de Hormônio Luteinizante (LH), que são feitos com a urina, entretanto como o acontece com o teste de gravidez, também pode dar ‘falsos positivos’.

Dicas para engravidar no Período Fértil

A qualidade do sêmen também é muito importante, desse modo é aconselhável ao casal ter relações sexuais dia sim, dia não ou a cada dois dias. Não prevendo a data da ovulação esses casais devem ter relações sexuais três vezes por semana, após o fim da menstruação. Para engravidar igualmente existem outros fatores que são importantes, como manter uma alimentação saudável, verificar os níveis de ácido fólico e vitamina D, havendo a deficiência de alguns nutrientes deve ser feita a reposição, visando o bem estar da futura gestação.

Estar no peso ideal ajuda a engravidar e as vacinas devem estar em dia. Vale ressaltar que o uso de bebidas alcoólicas e cigarros precisa ser evitado, afim de gerar um bebê saudável. Durante esse período também deve ser observado a estabilidade emocional da mulher, pois muitas vezes o estresse e a pressão imposta pela futura gravidez dificultam no processo.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

homem tendo ataque cardiaco
Saúde
Ataque cardíaco: Saiba quais são as causas dessa doença e aprenda a se prevenir!

O ataque cardíaco é um problema que pode afetar várias pessoas, sendo que ele é ocasionado devido a diversos fatores e em alguns casos mais graves pode até mesmo levar a pessoa a óbito. A melhor forma de prevenir o infarto é conhecendo suas causas e sintomas, e foi por …

mao na barriga
Saúde
Diuréticos: Conheça os melhores alimentos e métodos naturais para acabar com o inchaço!

Os diuréticos são substâncias que atuam nos rins a fim de fazer com que eles aumentem o volume e a frequência urinária, ou seja, são substâncias que agem principalmente no aumento da excreção de água e eletrólitos do corpo. Os diuréticos podem ser medicamentos ou alimentos, e por isso conhecê-los …

suor excessivo
Saúde
Suor excessivo: Descubra aqui o que pode ser esse problema e como tratá-lo corretamente!

O suor excessivo é um problema que pode afetar várias pessoas, e além de ser incômodo, pode até mesmo causar certo constrangimento as pessoas que o possui. Se você também possui esse problema, continue conosco e confira a seguir todas as causas e o que você pode fazer para dar …