Queloide: Existe cura? Remédio? Contamos para você as maneiras de tratar esse problema!

  • High Street Hospitality
  • Category : Saúde
queloide
Saúde

A queloide é o crescimento anormal, porém benigno, de um tecido cicatricial normalmente causado devido à maior produção de colágeno no local onde houve a lesão na pele. No entanto, embora seja benigno, muitas pessoas se sentem incomodadas com essa marca e por isso ficam em busca de como dar fim a ela.

Se você também possui queloide e está em busca de dar fim ao problema, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar!

O que causa?

Geralmente a queloide surge após cortes cirúrgicos, acnes completamente infeccionadas e também após a colocação de piercings, principalmente no nariz e na orelha.

Embora não seja um problema que represente risco para a saúde, normalmente causa bastante desconforto, principalmente referente a estética que fica como uma cicatriz mal recuperada, se tornando algo que todos repudiam.

Mais frequentes em negros, orientais, latinos americanos e pessoas que nunca desenvolveram a queloide antes, ela precisa de cuidados especiais para que não se desenvolva e torne um problema.

Saí?

Existem diversas formas de tratamento para reduzir a queloide e também removê-la totalmente, mas neste último caso é necessário fazer cirurgias quando a queloide apresenta algum risco de formação de novas cicatrizes ou mesmo de piorar.

No entanto, existem tratamentos à base de pomadas, por exemplo, que ajudam a alisar e disfarçar bastante a cicatriz, dentre as principais pomadas utilizadas para este fim destacamos a Cicatricure gel e a kelo-cote.

No tragus

Por se tratar de uma região de prevalência de tecido cartilaginoso, os piercings colocados no tragus são mais suscetíveis a formar queloide, normalmente causadas por joias frouxas, pelo mau manuseio da furação ou mesmo por falta de sorte.

De qualquer forma o ideal é que antes de colocar o seu piercing no tragus verifique a origem do local que está sendo escolhido e se todos os cuidados com higiene são tomados.

Dói?

Embora não seja muito comum, em alguns casos a queloide poderá doer e também coçar causando uma grande irritação no local.

Nesses casos o ideal é que além de fazer a remoção da joia, procure ajuda de um especialista para que possa ser escolhida a melhor forma de tratamento.

Aumenta?

A queloide pode sim aumentar de tamanho, evoluindo de forma exagerada e desordenada, deixando resultados indesejados na pele.

Para casos em que está havendo avanço no quadro, o ideal é que procure ajuda de um dermatologista para que possa ser sanado o problema.

Como tratar?

O tratamento com pomada é o mais comum, no entanto, em casos mais graves, também pode ser usado tratamentos cirúrgicos.

Outras formas de tratamento são a injeção de corticoide, que pode ser aplicada diretamente no tecido da cicatriz com o objetivo de diminuir a inflamação local fazendo com que a cicatriz fique mais plana e menos aparente e o curativo de silicone que se adere na queloide durante 12 horas em um período que poderá chegar a 3 meses promovendo a diminuição da inflamação na pele e também da altura da cicatriz fazendo com que a queloide fiquei bem menos aparente.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

transtorno compulsivo
Saúde
TOC: Causas, tipos, tratamentos, Saiba tudo sobre essa doença!

O TOC é um transtorno muito comum entre pessoas de várias idades, sendo que ele é caracterizado como crônico e duradouro, e se não for tratado corretamente poderá levar graves prejuízos a quem o possui. Se você deseja entender melhor o que ele é e quais são os tratamentos para …

inchaço nas pernas acabar
Saúde
Inchaço nas pernas: Veja como aliviar esse problema com as dicas abaixo!

O inchaço nas pernas pode acontecer por vários problemas, e por isso saber qual é a causa é fundamental para conseguir realizar o melhor tratamento para dar fim a este problema. Se você também está com suas pernas inchadas, e não sabe o que fazer para dar fim a este …

homem com dores abdominais e constipação
Saúde
Tratamento para constipação: Saiba finalmente como se livrar dos gases e dores no intestino!

A constipação é um problema que pode afetar várias pessoas ao longo da vida, principalmente as crianças e gestantes, por isso saber como realizar o tratamento para constipação é fundamental. Deseja saber mais sobre esse tratamento? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir! Infantil Por se tratar …