TOC: Causas, tipos, tratamentos, Saiba tudo sobre essa doença!

  • High Street Hospitality
  • Category : Saúde
transtorno compulsivo
Saúde

O TOC é um transtorno muito comum entre pessoas de várias idades, sendo que ele é caracterizado como crônico e duradouro, e se não for tratado corretamente poderá levar graves prejuízos a quem o possui.

Se você deseja entender melhor o que ele é e quais são os tratamentos para este problema, você precisa ler este artigo, pois a seguir eu irei falar tudo sobre este tipo de transtorno. Confira!

O que é?

O TOC, cuja sigla significa transtorno obsessivo-compulsivo, é considerado uma grave doença mental que é ocasionada por pensamentos compulsivos que acabam gerando ansiedade e causam desconforto aos indivíduos que o possui.

As pessoas essa doença acabam tendo uma grande obsessão por higiene, perfeccionismo, simetrias, rituais ou manias a um nível tão alto que acaba trazendo sofrimento para a sua vida.

Este distúrbio psiquiátrico é  sério e que deve ser tratado desde o surgimento dos primeiros sintomas, assim será possível que o indivíduo consiga ter mais qualidade de vida.

Tipos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe apenas um tipo de TOC, por isso conhecer seus subtipos é fundamental para saber qual o melhor tratamento.

Os quatro principais tipos de TOC que existem são:

  • Verificação: Este tipo é caracterizado por um medo obsessivo, o indivíduo está sempre em busca de evitar algum tipo de dano.
  • Contaminação: Outro tipo muito comum é o da contaminação, no qual o indivíduo possui um medo obsessivo de poder se contaminar com algo, por isso ele tem uma grande necessidade de limpeza.
  • Acumulação: Mais um tipo  é o da acumulação, no qual a obsessão se torna por bens inúteis ou desgastados, ou seja, o indivíduo não tem coragem de desfazer de bens que não servem mais.
  • Pensamentos intrusivos: Este tipo de transtorno consiste em dúvidas obsessivas relacionadas a um relacionamento, parceiro ou sexualidade.

toc

Causas do TOC

Vários fatores podem levar uma pessoa a ter toque, mas suas causas ainda não são comprovadas cientificamente. No entanto, é possível dizer que uma das possíveis causas deste transtorno é a genética, por isso quando uma pessoa apresenta este transtorno é comum que outras pessoas da família tenham um transtorno parecido.

O ambiente no qual a pessoa está inserida também pode deixá-la mais suscetível a ter o TOC, por isso quem sofreu algum trauma tem mais risco de ter este transtorno.


➡ Como está a sua mente? Saiba mais sobre o cansaço mental!


Tratamentos

O transtorno obsessivo-compulsivo deve ser tratado para que o paciente possa conseguir se controlar e ter mais qualidade de vida. O tratamento pode ser feito com medicação, psicoterapia ou os dois.

No tratamento com medicação geralmente são usados os inibidores de reabsorção de serotonina e os inibidores da recaptação da serotonina. Alguns medicamentos que são indicados são:

  • Fluoxetina
  • Fluvoxamina
  • Sertralina

Mas é importante dizer que estes medicamentos só podem ser utilizados com orientação médica.

No tratamento com psicoterapia também é possível ter excelentes resultados na redução dos comportamentos compulsivos, por isso esse tratamento pode ser indicado até mesmo para pessoas que tentaram tratamento com medicação e não conseguiram os resultados desejados.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

queloide
Saúde
Queloide: Existe cura? Remédio? Contamos para você as maneiras de tratar esse problema!

A queloide é o crescimento anormal, porém benigno, de um tecido cicatricial normalmente causado devido à maior produção de colágeno no local onde houve a lesão na pele. No entanto, embora seja benigno, muitas pessoas se sentem incomodadas com essa marca e por isso ficam em busca de como dar …

inchaço nas pernas acabar
Saúde
Inchaço nas pernas: Veja como aliviar esse problema com as dicas abaixo!

O inchaço nas pernas pode acontecer por vários problemas, e por isso saber qual é a causa é fundamental para conseguir realizar o melhor tratamento para dar fim a este problema. Se você também está com suas pernas inchadas, e não sabe o que fazer para dar fim a este …

homem com dores abdominais e constipação
Saúde
Tratamento para constipação: Saiba finalmente como se livrar dos gases e dores no intestino!

A constipação é um problema que pode afetar várias pessoas ao longo da vida, principalmente as crianças e gestantes, por isso saber como realizar o tratamento para constipação é fundamental. Deseja saber mais sobre esse tratamento? Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir! Infantil Por se tratar …