Vacinas iniciais: Saiba quais são e quando elas devem ser tomadas!

importância das vacinais iniciais bebes
Saúde

Se você acabou de ter um bebê, ou está prestes a ter um, com certeza já deve estar por dentro da lista de vacinas iniciais que ele deve tomar. Uma vez que elas são extremamente importantes para que eles fiquem seguros e protegidos de doenças. Nos primeiros meses de vida eles ainda não tem imunidade suficiente, então é preciso que estejam protegidos de todas as formas possíveis. Mas se você não sabe quais são, veja esse artigo que vamos listar todas as vacinas que devem ser tomadas nos primeiros anos de vida. Confira!

Importância das Vacinas iniciais

Segundo Pediatra em BH, as primeiras vacinas são as mais importantes, pois o bebê nasce sem defesas e elas são as responsáveis por ajudar a estimular as defesas do organismo, criação de imunidade e assim evitam que ele fiquem doentes com facilidade. Além de também prevenir doenças que podem surgir quando estiverem mais velhos, mas que podem ser evitadas ao se tomar as vacinas iniciais.

Todo mundo possui um cartão de vacinação, ele é recebido logo no nascimento, nele consta o calendário de vacinas dos bebês que vai até aos 4 anos e também as vacinas que devem ser tomadas mais tarde. Além disso, ter um cartão atualizado, mesmo após adulto, é importante para quando ocorrer surtos de determinadas doenças, saber se já está ou não protegido e assim se ter um controle e prevenção maior.

Quais as vacinas mais importantes?

Todas as vacinas são importantes, pois elas ajudam a evitar uma série de doenças e ainda aumentam a imunidade do corpo. Porém, para os bebês existem alguma vacinas iniciais que são primordiais. E muitas vezes essas vacinas possuem mais de uma dose, por isso é importante que elas sejam tomadas ainda quando bebê. Para na época das demais doses as crianças estejam em dia e protegidas.

Vacinas ao nascer

Logo ao nascer os Bebês precisam tomar duas vacinas, a BCG, que hoje em dia é aplicada em dose única e tem como objetivo evitar problemas como a tuberculose. É também uma das vacinas mais famosas, pois deixa uma marca no braço por toda a vida, e até alguns atras ela era aplica em duas doses, sendo a segundo aos 10 anos de idade.

A outra vacina que também é aplicada ainda na maternidade, mais precisamento depois de 12 horas do nascimento é a de Hepatite B, um vírus que pode atingir o fígado. Essa é apenas a primeira dose, sendo necessário tomar outras ao longo dos anos.

 

Outras Vacinas iniciais

Veja abaixo outras vacinas que devem ser tomadas pelos bebês nos seus primeiros meses de vida:

Com 2 meses de idade

  • VIP: Vacina de Poliomelite, que evita a paralisia infantil.
  • VORH: 1ª dose vacina em gotinhas contra gastroenterite
  • Pentavalente: 1ª dose contra tétano, coqueluche, difteria, meningite, e outras doenças.
  • Pneumocócica 10V: 1ª dose

3 meses de idade

  • Meningocócica: 1ª dose

4 meses de idade

  • VIP: 2ª dose
  • Pentavalente: 2ª dose
  • VORH: 2ª dose
  • Pneumocócica: 2ª dose

5 meses de idade

  • Meningocócica C: 2ª dose

6 meses de idade

  • Vip: 3ª dose
  • Pentavalente: 3º dose

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hidroquinona
Saúde
Hidroquinona: Você sabe para que serve? Descubra tudo aqui!

A nossa pele é sensível e por isso exige alguns cuidados especiais para conseguir ficar bem bonita e hidratada. Pensando nisso são desenvolvidos vários produto que prometem remover as manchas e imperfeições da pele, e por isso hoje eu irei falar sobre um desses produtos, a Hidroquinona. Você já ouviu …

Oxandrolona músculos definidos
Saúde
Oxandrolona: Para que serve? Quais são os efeitos colaterais?

Aquelas pessoas que malham regularmente e buscam ter o corpo bonito e definido, sabem que é muito difícil chegar no resultado esperado. Com isso, existem muitos produtos no mercado que os atletas consigam ganhar músculos de forma mais rápida, como é o caso do Oxandrona. O Oxandrolona garante que você …

Max Amora
Saúde
Max Amora: O que é? É possível uma menopausa tranquila? Saiba mais!

A idade chega para todos e o tempo é algo que não podemos conter. A menopausa é uma fase na vida da mulher na qual, a mesma passa por diversas mudanças hormonais e muitas vezes, causa efeitos desagradáveis, como: calores intensos, insônias e muito mais. Se você quer acabar de …